Brincar de corda é muito divertido e prazeroso, além de estimular o desenvolvimento da criança em vários aspectos.  Com essa brincadeira, trabalhamos principalmente, concentração, coordenação motora ampla, contribui para melhorar aspecto cognitivo, emocional e afetivo, favorece o trabalho em grupo, a interação, e a socialização. No que se refere à compreensão matemática, pode ser trabalhado conceitos numéricos, sequencia, ordem, enquanto se brinca. 
Portanto, professor, não deixe de brincar junto com seus alunos e também de registrar todos os aspectos aqui mencionados, fazendo assim um acompanhamento do desenvolvimento de seus alunos. 
Vejamos algumas ladainhas que podem ser ditas enquanto brincam e também formas de diversificar essa divertida brincadeira:
Subi na roseira
Duas crianças batem a corda, enquanto as outras organizam fila em lados opostos da corda. Entra duas de cada vez, uma de cada fila. Começam a saltar enquanto recitam os versos alternadamente: 
Criança 1 : Ai, ai. 
Criança 2 : O que você tem? 
Criança 1 : Saudades. 
Criança 2 : De quem? 
Criança 1 : Do cravo, da rosa e de mais ninguém. 
Criança 2 : Subia na roseira, 
Criança 1 : desci pelo galho, 
Criança 2 : Fulano (fala um nome) me acuda, senão eu caio. 
A criança 2 sai e entra quem foi chamado. O jogo continua até que todos tenham participado. 
Foguinho
As crianças que batem a corda recitam, enquanto outra pula: 
Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, com pimenta
Fogo, foguinho. 
Quando falarem a palavra "foguinho", começam a bater a corda cada vez mais rápida. Vence quem conseguir pular mais tempo sem esbarrar na corda
Fonte: http://www.qdivertido.com.br 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário