Brincar de corda é muito divertido e prazeroso, além de estimular o desenvolvimento da criança em vários aspectos. Com essa brincadeira, trabalhamos principalmente, concentração, coordenação motora ampla, contribui para melhorar aspecto cognitivo, emocional e afetivo, favorece o trabalho em grupo, a interação, e a socialização. No que se refere à compreensão matemática, pode ser trabalhado conceitos numéricos, sequencia, ordem, enquanto se brinca.
Portanto, professor, não deixe de brincar junto com seus alunos e também de registrar todos os aspectos aqui mencionados, fazendo assim um acompanhamento do desenvolvimento de seus alunos.
Vejamos algumas ladainhas que podem ser ditas enquanto brincam e também formas de diversificar essa divertida brincadeira:
Subi na roseira
Duas crianças batem a corda, enquanto as outras organizam fila em lados opostos da corda. Entra duas de cada vez, uma de cada fila. Começam a saltar enquanto recitam os versos alternadamente:
Criança 1 : Ai, ai.
Criança 2 : O que você tem?
Criança 1 : Saudades.
Criança 2 : De quem?
Criança 1 : Do cravo, da rosa e de mais ninguém.
Criança 2 : Subia na roseira,
Criança 1 : desci pelo galho,
Criança 2 : Fulano (fala um nome) me acuda, senão eu caio.
A criança 2 sai e entra quem foi chamado. O jogo continua até que todos tenham participado.
Foguinho
As crianças que batem a corda recitam, enquanto outra pula:
Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, com pimenta
Fogo, foguinho.
Quando falarem a palavra "foguinho", começam a bater a corda cada vez mais rápida. Vence quem conseguir pular mais tempo sem esbarrar na corda
Fonte: http://www.qdivertido.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário