Seguidores

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Brincar e a Matemática - Jogo: Pula Corda

Brincar de corda é muito divertido e prazeroso, além de estimular o desenvolvimento da criança em vários aspectos.  Com essa brincadeira, trabalhamos principalmente, concentração, coordenação motora ampla, contribui para melhorar aspecto cognitivo, emocional e afetivo, favorece o trabalho em grupo, a interação, e a socialização. No que se refere à compreensão matemática, pode ser trabalhado conceitos numéricos, sequencia, ordem, enquanto se brinca.
Portanto, professor, não deixe de brincar junto com seus alunos e também de registrar todos os aspectos aqui mencionados, fazendo assim um acompanhamento do desenvolvimento de seus alunos. 
Vejamos algumas ladainhas que podem ser ditas enquanto brincam e também formas de diversificar essa divertida brincadeira:
Subi na roseira
Duas crianças batem a corda, enquanto as outras organizam fila em lados opostos da corda. Entra duas de cada vez, uma de cada fila. Começam a saltar enquanto recitam os versos alternadamente:

Criança 1 : Ai, ai.
Criança 2 : O que você tem?
Criança 1 : Saudades.
Criança 2 : De quem?
Criança 1 : Do cravo, da rosa e de mais ninguém.
Criança 2 : Subia na roseira,
Criança 1 : desci pelo galho,
Criança 2 : Fulano (fala um nome) me acuda, senão eu caio.
A criança 2 sai e entra quem foi chamado. O jogo continua até que todos tenham participado.

Foguinho
As crianças que batem a corda recitam, enquanto outra pula:
Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, com pimenta
Fogo, foguinho.
Quando falarem a palavra "foguinho", começam a bater a corda cada vez mais rápida. Vence quem conseguir pular mais tempo sem esbarrar na corda
Fonte:
http://www.qdivertido.com.br
Chicotinho

Uma criança dobra a corda segurando as duas pontas e começa a girá-la no chão. As outras ficam em fila para pular. Quem pisar na corda sai da brincadeira.






Cobrinha

Duas crianças sacodem a corda, bem perto do chão, fazendo ondulações como se fosse uma cobra. Enquanto as outras pulam, começam a sacudir bem rápido, criando ondulações mais altas. Quem esbarrar na corda, cai fora. Vence aquele que pular mais tempo.




Altura

Duas crianças esticam a corda bem pertinho do chão. Enquanto as outras saltam, vão subindo aos poucos a altura da corda. Vence quem conseguir pular mais alto.


Fonte: http://www.monica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário