PROJETO VILA DAS LETRAS
PROFESSORA DANIELE MENDONÇA
Vila
das Letras – Palavras em todo lugar. Ação dirigida a
professores alfabetizadores dos anos iniciais (1º/2º anos) com fins a
proporcionar o desenvolvimento de ações e práticas com o uso do alfabeto, de modo
a oportunizar o conhecimento das letras, de forma dinâmica, onde a referência
escrita (grafema) parta das letras do nome das crianças, bem como nomes que
referendam suas realidades locais, ou seja, o entorno de sua casa, os
equipamentos públicos, os elementos da vida cotidiana (padaria, farmácia,
oficina, banco, supermercado, mercearias, etc) ampliando assim, o repertório de
letras e compreensão grafofônica.
Justificativa
No contexto escolar,
para o professor alfabetizador, trabalhar a compreensão do nosso sistema de escrita
alfabético é fundamental. Exige-se do docente conhecimento e propriedade das
especificidades da nossa língua, de modo a proporcionar à criança competências
necessárias que possibilitem um aprendizado significativo e levem as mesmas, a
uma ampliação progressiva do seu repertório de letras.
De igual forma, a
compreensão de partes do texto, da segmentação de palavras no interior de um texto,
de frases, palavras, sílabas e letras (consciência fonológica e consciência
grafofônica), exigem leitura, análise e construção de estruturas internas de
cada indivíduo. A apropriação do nosso sistema
de escrita alfabético subtende a necessária compreensão de: análise
linguística, análise estrutural no interior do texto, no interior das frases,
no interior das palavras, no interior das sílabas, e na compreensão fonêmica.
Promover então, o acesso
da criança aos componentes linguísticos, às estratégias de leitura e escrita que
favorecem tais conhecimentos, exige estudo e aprofundamento teórico por parte do
professor.
Entendemos, portanto,
que cabe ao educador compreender a importância do ato de ensinar à criança o
universo das letras. Que essa tarefa aparentemente simples, lida com
especificidades próprias da nossa língua bem como o tempo de aprender de cada
sujeito.
E sobre Letra –
especificamente, trataremos aqui nessa proposta de trabalho, buscando como
desenvolver ações onde o foco seja a Letra (grafema), Letra / mundo, Letra /
viva, Letra / palavra, Letra / identidade. Entendendo não apenas, a necessidade
de compreender seu valor sonoro, relação grafema-fonema, análise da forma
posicional em relação a outras letras do alfabeto, sua especificidades como
traçado, curvas, linhas e formas, mas também valorar a letra como símbolo de
identidade, pertencimento e participação no mundo.
Desejamos assim, que
esse trabalho seja rico de trocas. Trocas de saberes e de experiências exitosas
coletivas que nos levem a ampliar nosso horizonte de expectativas em relação a
nossas aprendizagens e nosso aprofundamento técnico/prático profissional.
Objetivos:
Desenvolver atividades
práticas e lúcidas junto aos professores dos anos iniciais com a temática –
Alfabeto, de forma a colaborar com a prática desses professores em sala de
aula, onde a referência/foco de trabalho seja o nome da criança, bem como ações
do cotidiano que o identificam.
PRÁTICA - ATIVIDADES COM O ALFABETO
1. LETRA
– MUNDO - Conduzir o professor à reflexão sobre as diversas possibilidades de
leitura e referência de letra em todas as palavras do cotidiano das crianças,
que o identificam e que sejam significativas para elas. Sugerimos trabalho
sistemático com:
ü Nomes de familiares
ü Nomes de amigos preferidos
ü Nome de animais de estimação
ü Nomes de lugares onde já tenha ido
(na nossa cidade)
ü Gostos pessoais, nomes de: comida,
vestimenta, brinquedos, jogos, desenhos animados, super-herói, filme, música,
elementos da natureza (paisagem, fauna, flora) etc.
ü Referências de lugares públicos ou
não, do entorno de suas casas: praças, ruas, escolas, hospitais, biblioteca
pública, museu, pontos turísticos.
ü Pontos comerciais como: farmácias,
padarias, açougues, lojas, oficinas, lanchonete, pizzaria, restaurante,
sorveteria, shopping, supermercados, mercearias, banca de revistas, livraria, etc.
2. LETRA
- VIVA
2.1 Jogos com letras do alfabeto –
possibilidades
ü Letra nome – crachá (diversas
atividades com crachás)
ü Letras na trilha (diversas formas:
com caixas, com letras grandes, com o próprio corpo sendo letra, etc).
ü Letras sorteadas (bingo)
ü Letras móveis (coletivo)
ü Letras bandeirinhas (trabalhando
análise posicional)
ü Letras feitas com o próprio corpinho
ü Letras modeladas no jornal
ü Letras feitas com giz no chão
ü Letras com massinha de modelar
ü Letras feitas com o dedinho na
areia
ü Letras feitas com papelão
ü Letras vazadas
ü Letras feitas com tampinhas de
garrafa pet
ü Letras na caixa de areia
ü Letras formadas com barbante
molhado na cola
ü Letras com carimbos vazados
ü Letras no teclado do computador
ü Letras na máquina de escrever
ü Letras com caixinhas de fósforo
ü Letras cantadas
ü Letras ditadas
ü Letras móbile
ü Letras com gravetos
ü Letras decoradas
ü Letras tracejadas no chão: com
tinta ou giz (criança caminha sobre tracejado)
ü Letras pintadas com cotonete
(contorno)
ü Letras garrafa pet (arremesso de
argolas na letra indicada)
ü Letra pescaria
ü Letras sequencia ( sequencia no
palito de picolé)
ü Letras movimento (dançar e
movimentar o corpinho)
ü Letras frutas (árvore das letras)
ü Letras roda gigante (roleta das
letras com prendedores)
ü Letras cabide (prendedores das letras
no cabide)
ALGUMAS IMAGENS DO PROJETO
LETRAS - RÓTULOS
LETRA - PALAVRAS / JOGO: DOMINÓ
LETRA ESCRITA ESPONTÂNEA
LETRAS - NOMES DE BICHOS
LETRAS EM PALITO DE PICOLÉ
LETRA PALAVRA NA HISTÓRIA
LETRAS MÓVEIS
LETRAS MÓVEIS - FICHA VAZADA
LETRA PALAVRA - JOGO: QUEBRA-CABEÇA DE PALAVRAS
LETRAS MÓVEIS - CAIXINHA DE FÓSFORO
LETRA FIGURA
LETRA JOGO: FORMANDO PALAVRAS
LETRA TRILHA: JOGO DOS NOMES
LETRA IMAGEM - JOGO: GARRAFA PET
LETRA IMAGEM - JOGO: IMAGEM LETRA EM CD
LETRA RÓTULO
LETRA VIVA - A
LETRAS VIVA - V
LETRA VIVA - E
LETRA CONCRETA - TAMPINHA DE GARRAFA PET
LETRA CONCRETA - TAMPINHA DE GARRAFA PET
Nenhum comentário:
Postar um comentário