Seguidores

terça-feira, 27 de março de 2018

Delta Jones: De irmão para irmão, a saga do herói não morrerá


Toda HQ tem uma história por trás, que pode ser tão interessante quanto o próprio quadrinho. As inspirações podem vir de diversos lugares, e até mesmo ser um vínculo de união entre irmãos.

E, é assim que iniciamos a história de Daniel, conhecido como “Léo” e Aari Mendonça nascidos em Fortaleza no Ceará, dois dos onze filhos de Maria e … Mendonça. “Léo” se destacava por sua criatividade e costumava criar historinhas em quadrinhos em qualquer pedaço de papel que encontrasse e, é aí por volta de 1994 que surge “Delta Jones”.

Os irmãos sempre muito unidos gostavam das mesmas coisas, como tantas outras crianças da década de 90 assistiam desenhos animados de Hanna Barbera e Walter Lants, liam quadrinhos da Marvel e da DC Comics, além dos Gibis do Maurício de Sousa. Esses trabalhos influenciaram no que os irmãos criavam quando crianças, porém, quando os animes (desenhos animados japoneses) invadiram a programação das Tvs brasileiras, com roteiros mais forte s e animações mais bem trabalhadas, fizeram a cabeça definitivamente não só dos irmãos como de muitas crianças na época.

A partir daí “Léo” começou a fazer quadrinhos “artesanais” de um super herói que acabara de criar, já intitulado Delta Jones. Uma folha de papel qualquer com um único verso em branco, dobrada ao meio junto de algumas outras e grampeada do centro, daí era só desenhar. “Aposto que muita criança deve ter feito isso quando pequena para criar as próprias histórias e imagino quanta historinha legal não se perdeu depois dessa fase”, disse Aari.

A história e quadrinização surgiam de acordo com a imaginação do criador, inspirado no que gostavam de ler e assistir. “As histórias eram simples mas muito marcantes, visto que era apenas uma criança no comando, e imagina, era um sucesso em casa e na escola!”, explicou Aari. E em pouco tempo, Delta Jones já possuía sete capítulos.

001 (24)001 (23)


O tempo foi passando, os meninos cresceram Daniel “Léo” hoje trabalha com turismo e Aari tem uma empresa que trabalha com design e decoração de ambientes. E foi o próprio Aari que acompanhou tudo de perto que decidiu que a história de Delta Jones não poderia morrer.

Em uma festa de fim de ano na casa do irmão Aari encontrou a caixa em que as histórias de Delta Jones estavam guardadas e conservadas e logo se emocionou, decidiu ficar com as histórias e no ano que se seguiu preparou a surpresa. “Não demorou muito até chegar a notícia de que meu irmão estava mal por causa da “perda” das revistas, era uma coisa que ele guardava com muito amor”.

Para manter o conteúdo original Aari se preocupou em manter os detalhes principais da história, e os textos simples, mas dessa vez com um roteiro pré- definido, arte finalização, colorização digital, e texto diagramado em programa adequado. No final do ano foram rodadas umas trinta unidades de cada uma das três primeiras edições finalizadas. “Na festa de natal, eu já estava super ansioso para presentear meu irmão com o que tinha feito, armamos uma mesa com todas as revistas e claro, não faltou discurso e emoção na entrega do presente, eu vou sempre me emocionar ao ouvir meu irmão me falar que eu era o seu ídolo, aquilo pra mim, não teve preço…”.
FotorCreated


E a homenagem não acabou por aí Aari desenvolveu um site do Delta Jones, uma iniciativa chamada DJ Quadrinhos, onde serão concluídas as sete edições do quadrinho, e já estão programados mais sete episódios que seria a parte ll da saga do herói. Porém, agora com arte do criador original da série, o “Léo”. O portal ainda terá outras histórias de heróis do mesmo universo, e histórias fan made, onde os irmãos irão criar histórias alternativas para os que os influenciaram.

A plataforma irá também ajudar desenhistas independentes que não possuem suporte para desenvolver seus trabalhos, desde a parte de criação de personagens, roteiro, colorização digital, impressão e distribuição, online e física.  O processo para quem quiser participar é simples, apenas envie o material para o e-mail  da iniciativa e após aprovação será postado juntamente com todos os contatos do autor.

10462587_256304324575534_1359260704568163400_n

Compartilhe nas redes sociais!

Jornalista, mãe de 6 peludos e de uma cascuda chamada Donatela. Sou uma mistura de Penélope Charmosa e Wandinha Addams, a típica fofa das trevas que adora o universo Disney. Choro toda vez que assisto a morte de Mufasa, amo Cavalo de Fogo e necessito de TWD. K-pop é como uma religião e minha deusa é a Hyuna. Ainda não sei se vivo no País das Maravilhas ou no Fantástico Mundo de Bob, porém, desde que os doramas e o tal de Lee Min Ho começaram a fazer parte da minha vida, a Coreia não me parece uma má ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário