Seguidores

domingo, 24 de abril de 2016

Dez livros infantis que abordam temas de gente grande

Universo adulto em temas como: Política, democracia, questões de gênero, arte e arquitetura também são interessantes para pequenos leitores. Conheça algumas dessas obras


1- QUEM MANDA AQUI
FOTO: REPRODUÇÃO
 'QUEM MANDA AQUI' DISCUTE RELAÇÕES DE PODER EM VÁRIAS ESFERAS
 
A ideia do livro, lançado pela Companhia das Letras, é apresentar política para crianças. Para isso, seus autores realizaram uma série de oficinas - como resultado, os pequenos são coautores da obra. ‘Quem manda aqui?’ descreve as relações de poder em várias esferas - escravidão, trabalho, escola e processos políticos.

2 - COLEÇÃO BOITATÁ
FOTO: REPRODUÇÃO
 ILUSTRAÇÃO DE 'A DEMOCRACIA PODE SER ASSIM', DE MARTA PINA
 
Com títulos como “A democracia pode ser assim”, “Existem classes sociais e “A ditadura é assim”, a coleção quer despertar o questionamento crítico e o senso de justiça social nos pequenos leitores. A série foi elaborada originalmente por educadores espanhóis logo após a queda da ditadura de Francisco Franco, no final dos anos 1970, e foi relançada no Brasil com um novo projeto gráfico pela Editora Boitempo.
3 - QUANDO AS CORES FORAM PROIBIDAS
livro de Monica Feth narra a trajetória de um povo que perdeu seu presidente e viu um homem rico e ambicioso tomar o poder. O país feliz e colorido deu lugar a uma nação reprimida: o novo governante odiava a felicidade e todo dia inventava nova regras. Os contestadores eram enviados para a prisão. Na história, Monica aborda temas como a democracia e a responsabilidade na hora de escolher um governante.
4 - MALALA, A MENINA QUE QUERIA IR PARA A ESCOLA
FOTO: DIVULGAÇÃO
Livro infantil de Adriana Carranca narra a história de Malala Yousafzai
 LIVRO INFANTIL DE ADRIANA CARRANCA NARRA A HISTÓRIA DE MALALA YOUSAFZAI
 
Na obra, a jornalista brasileira Adriana Carranca narra a história real de Malala Yousafzai, a garota paquistanesa vítima de um atentado do Taleban em 2012 e que foi a mais jovem personalidade a receber um prêmio Nobel da paz. Adriana conheceu a região em que Malala cresceu, e narrou a história da jovem ativista em uma obra com linguagem adaptada para as crianças e belas ilustrações.
5- A AVÓ ADORMECIDA
FOTO: DIVULGAÇÃO
 'A AVÓ ADORMECIDA' EXPLORA O TEMA DA MORTE COM LEVEZA E POESIA
 
O educador italiano Roberto Parmeggiani encontrou um jeito sutil e lúdico para lidar com um tema difícil tanto para crianças quanto para adultos: a morte. Em “A avó adormecida”, uma criança faz um paralelo entre a avó e a Bela Adormecida. A obra mostra a morte como algo inescapável - mas sem tristeza, com poesia. A avó não volta mais, mas a saudade fica.
6 - AH, SE A GENTE NÃO PRECISASSE DORMIR
FOTO: DIVULGAÇÃO
 A ARTE DE KEITH HARING É INTERPRETADA POR CRIANÇAS EM 'AH, SE A GENTE NÃO PRECISASSE DORMIR'
 
É um livro sobre arte - na verdade, sobre como crianças percebem a arte. Elas foram convidadas para comentar a obra de Keith Haring: ao longo das páginas, o livro separa os desenhos do artista por temas e os depoimentos com interpretação das crianças sobre eles. Na edição brasileira, lançada pela Cosac Naify, há uma reportagem do jornalista Mario Cesar Carvalho sobre o artista, e a quarta capa foi feita pelos grafiteiros Osgemeos.
7 - A CIDADELA
FOTO: REPRODUÇÃO
 'A CIDADELA' NARRA A CONTRUÇÃO DO SESC POMPEIA
 
A obra apresenta às crianças a arquiteta italiana Lina Bo Bardi, morta em 1992. A narrativa mostra como Lina transformou uma fábrica abandonada em um espaço cultural - no caso, o Sesc Pompeia, na Zona Oeste de São Paulo. O nome “A cidadela” vem do apelido que a própria arquiteta deu ao prédio. A obra é a primeira da Coleção Arranha Céu, da editora C4.
8 - NOÇÕES DE COISAS
Em 1995, o antropólogo Darcy Ribeiro surpreendeu ao lançar uma obra infanto-juvenil: “Noções de coisas”. Ilustrada por Ziraldo, ela explora a noção que as pessoas têm em torno de coisas e fatos comuns: a eletricidade, o vírus, o zero e o dinheiro, por exemplo. A obra está esgotada, mas é possível encontrá-la em sebos online.
9 - OS TRÊS LADRÕES
FOTO: REPRODUÇÃO
 ILUSTRAÇÃO DE CAPA DE 'OS TRÊS LADRÕES'
 
O livro mais famoso de Tomi Ungerer explora o universo dos ladrões: eles não são pessoas necessariamente ruins, mas equivocadas. O autor, que transita entre a subversão do pornô, projetos de arte e livros infantis, teve a carreira marcada por duras críticas. Em 1998, foi reconhecido com o prêmio Hans Christian Andersen. Suas obras infantis tem ilustrações divertidas e temáticas anárquicas.
10 - JÚLIA E SUA SOMBRA DE MENINO
FOTO: DIVULGAÇÃO
 CAPA DE 'A HISTÓRIA DE JÚLIA E SUA SOMBRA DE MENINO'
 
 O livro narra a história de Júlia, uma menina que é muito criticada pelos pais porque se parece com um menino. Um dia, ela percebe que a sua sombra se tornou um garoto. A obra, famosa na França, narra a descoberta da própria sexualidade. Foi traduzida, mas a edição brasileira manteve as ilustrações originais.
Fonte:nexojornal.com.br

2 comentários:

  1. Não deixem de dar uma passada no nosso Blog também!
    Corre lá.. Não vai Doer kkk :p
    Obrigada!
    http://unilagosjurisimulado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não deixem de dar uma passada no nosso Blog também!
    Corre lá.. Não vai Doer kkk :p
    Obrigada!
    http://unilagosjurisimulado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir