Seguidores

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Sete dicas para economizar papel


Os gastos com papel são um dos principais motivos de desmatamento no mundo. O fato é que esse material é essencial no dia-a-dia de grande parte da população, mas há maneiras de evitar seu desperdício, o que reduz não só a derrubada de árvores, mas também o consumo de energia e água.

Dois lados

A primeira delas é utilizar os dois lados das folhas - uma forma de aproveitar ao máximo a matéria e evitar gastos desnecessários, já que a fabricação do produto exige uma grande quantidade de água e energia.

Impressão consciente

Outra forma é evitar o desperdício na hora da impressão. Pense bem antes de mandar um texto ou arquivo do computador para a impressora. Faça uma revisão e evite a impressão errada, que leva ao gasto desnecessário de papel.

Cartões virtuais

Em aniversários, no Natal e em outras datas comemorativas envie um e-mail ou um cartão eletrônico no lugar do tradicional de papel - é mais barato, cumpre a mesma função e poupa as escassas árvores.

Correios desnecessários

Se você é adepto do home banking, bloqueie o envio de extratos mensais pelo correio e consulte os dados de sua conta pela internet. Isso economiza papel e combustível.

Na mesa

Na hora de preparar a mesa para o almoço ou o jantar, utilize guardanapos de pano. Eles são reaproveitáveis e ambientalmente mais corretos. 

Embalagem

Se for comprar presentes para alguém, não os embale com papéis brilhantes, laminados ou com purpurina. Eles são de difícil reciclagem.

Lixo no lugar certo

Não jogue bitucas de cigarro e papel higiênico nos vasos sanitários. Isso evita o desperdício de água tratada e problemas nos encanamentos.
E na hora de descartar, não se esqueça de jogar o papel limpo no coletor azul. Clique aqui e saiba quais tipos de papel podem ou não ser reciclados.


FONTE: http://www.ecodesenvolvimento.org

6 comentários:

  1. Oi Daniele tem um selinho para vc lá no meu blog, é uma forma de nos conhecermos melhor e divulgar os trabalhos umas das outras. passe lá!
    CANTINHO DA PATTY
    http://www.artesanatopatty.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por lembrar de meu Blog! Com certeza será maravilhoso compartilharmos saberes e práticas!!! Abraço!

      Excluir
  2. Bom dia, Dani
    Está sendo um prazer visitar o seu blog, ainda mais sobre Educação. Achei super interessante e não por acaso meu esposo colou grau em Pedagogia no dia 17/11/12 e recebeu a Láurea Acadêmica, estamos super orgulhosos. Passa no meu blog pra pegar o teu selinho. Será o meu 1o. selinho e escolhi o seu blog.
    http://artedebordar2012.blogspot.com
    Abç.e Boa Sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que felicidade para você e seu marido!E que linda profissão essa nossa. Parabéns para os dois e que bom que você gostou do blog! Um grande abraço!

      Excluir
  3. Gostei muito das dicas....uteis no final de ano...

    ResponderExcluir
  4. PARABENS PRA NOS QUE ESTAMOS ENTRE OS MELHORES DA SEMANA,BEIJOS E TENHA UMA SEMANA AB ENÇOADA!

    ResponderExcluir