Seguidores

terça-feira, 13 de novembro de 2018

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - TURMA DO CHAVES


LER PRECISA SER ALEGRE E DIVERTIDO!
 ISSO... ISSO... ISSO!
Daniele Mendonça

A LEITURA, APRESENTADA ÀS NOSSAS CRIANÇAS, PRECISA SER DIVERTIDA, LEVE E AGRADÁVEL. MOMENTOS DE LEITURA COLETIVA, INDIVIDUAL, EM GRUPO, DEVEM SER INCENTIVADOS TODOS OS DIAS NA ESCOLA.
NOSSAS CRIANÇAS PRECISAM E DEVEM VIVENCIAR MOMENTOS DE LEITURAS DIVERSAS, ONDE SEJAM CONTEMPLADAS SUAS REALIDADES, E QUE SEJA APRESENTADO EM SALA DE AULA O VASTO MUNDO DO LETRAMENTO. QUE ESTE MUNDO, SEJA DE FATO, O SEU MUNDO, E ESTE VENHA A SER RETRATADO NO CONTEXTO DIÁRIO ESCOLAR, POIS AÍ ESTÃO INSERIDAS NOSSAS CRIANÇAS, EM UM AMBIENTE DE LETRAMENTO CONSTANTE (FAMÍLIA, ESCOLA, RUA, CASA, PROPAGANDAS, MÍDIAS, ETC).
COMO EDUCADORES, NOSSA PREMISSA DEVE SER DIRECIONÁ-LAS EM UM CAMINHO JÁ REPLETO DE INFORMAÇÕES, QUE NOS AUXILIAM NESSE PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, DE CONHECIMENTO E APROPRIAÇÃO DA NOSSA LÍNGUA MATERNA.
ASSIM, PENSANDO EM TORNAR NOSSAS LEITURAS MAIS LÚDICAS, ELABORAMOS A SEQUÊNCIA DIDÁTICA “LENDO E APRENDENDO COM A TURMA DO CHAVES”. UMA VEZ QUE, ESSE PROGRAMA DE TV, APESAR DE SER DA DÉCADA DE 80, AINDA ENCANTA A TODOS ATÉ HOJE POR SER ENGRAÇADO, ALEGRE E DIVERTIDO. VAMOS LER OS NOMES DOS PERSONAGENS, SUAS CARACTERÍSTICAS, FALAS, BORDÕES, DESCRIÇÕES FÍSICAS, EMOCIONAIS, E DAR BOAS RISADAS. COMO DIZ O CHAVES:  - ISSO... ISSO... ISSO...   VAMOS JUNTOS!  #PARTIULER #APRENDERMAIS!


ATIVIDADES

 1.      PREDIÇÃO – QUEM JÁ ASSISTIU O PROGRAMA DA TURMA DO CHAVES?
·         USAR IMAGEM DA VILA DO PROGRAMA SEM NENHUM PERSONAGEM, E PERGUNTAR AOS ALUNOS QUEM MORA EM CADA CASA.



·          PERGUNTAR: QUEM ESTÁ POR TRÁS DA PORTA 72? AS CRIANÇAS DEVEM RESPONDER: O SEU MADRUGA E A CHIQUINHA. LEMBRE-SE TAMBÉM DE MENCIONAR A DONA NEVES, A BISAVÓ DE CHIQUINHA.
·         QUEM ESTÁ POR TRÁS DA PORTA 14? DEVERÃO RESPONDER: QUICO E DONA FLORINDA. ALÉM DO PROFESSOR GIRAFALES QUE VAI SEMPRE VISITAR DONA FLORINDA.
·         QUEM ESTÁ POR TRÁS DA PORTA 23? A RESPOSTA CERTA É QUE VÁRIOS PERSONAGENS JÁ MORARAM ALI. COMO JAIMINHO, O CARTEIRO; DONA GLÓRIA E SUA SOBRINHA PATY. SEU MADRUGA É APAIXONADO POR DONA GLÓRIA. CHAVES E QUICO GOSTAM DE PATY E CHIQUINHA TEM CIÚMES E INVEJA DELA.
·         QUEM ESTÁ POR TRÁS DA PORTA 71? TODOS DIZEM A “BRUXA DO 71” MAS DEVEM DIZER: DONA CLOTILDE. POIS AS CRIANÇAS A APELIDARAM ASSIM.

2. IDENTIFICAÇÃO DOS PERSONAGENS:

APRESENTAR CARTAZ COM IMAGEM DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS. SÃO OS MORADORES DA VILA: CHAVES, SEU MADRUGA, CHIQUINHA, DONA FLORINDA, QUICO, DONA CLOTILDE. TAMBÉM OS DEMAIS PERSONAGENS: NHONHO, PROFESSOR GIRAFALES, SENHOR BARRIGA, PATY, DONA GLÓRIA, JAIMINHO (O CARTEIRO), GODINEZ, PÓPIS.


3. LEITURA DE PALAVRAS, FRASES E TEXTOS:

·         APRESENTAR À TURMA AS FICHAS COM OS NOMES DE CADA PERSONAGEM. REALIZAR LEITURA COLETIVA. RELACIONAR NOMES ÀS IMAGENS.
·         JOGO DO VERDADEIRO OU FALSO: LEITURA DAS FRASES. DISTRIBUIR PARA CADA CRIANÇA UMA FRASE. APÓS A LEITURA, TODOS DEVERÃO RESPONDER SE É VERDADEIRO OU FALSO.
·         TRABALHO DE GRUPO: LER OS TEXTOS DE CADA PERSONAGEM (DAR UM PARA CADA GRUPO) E LOCALIZAR AS CARACTERÍSTICAS DE CADA PERSONAGEM.

4. SOLETRANDO:

·         CHAMAR REPRESENTANTE DE CADA GRUPO E ENTREGAR A FIGURA DE UM DOS PERSONAGENS. BRINCAR DE SOLETRAR O NOME DO PERSONAGEM. ANOTAR NA LOUSA O NOME DO PERSONAGEM.

5.  DITADO DE PALAVRAS:

·         CHAMAR REPRESENTANTE DE CADA GRUPO E ESCREVER NA LOUSA O NOME DO PERSONAGEM QUE O OUTRO GRUPO APONTAR.


6. MATERIAIS NECESSÁRIOS:

·         CARTAZES COM IMAGEM DA VILA DO CHAVES
·         CARTAZ COM IMAGEM DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS
·         IMAGEM DE CADA PERSONAGEM – DESENHO
·         FICHAS COM OS NOMES DE CADA PERSONAGEM
·         FICHAS COM FRASES SOBRE OS PERSONAGENS COM AFIRMAÇÕES FALSAS E VERDADEIRAS
·         FICHAS COM OS PEQUENOS TEXTOS FALANDO DAS CARACTERÍSTICAS DE CADA PERSONAGEM.
·         DESENHOS DOS PERSONAGENS PARA PINTURA
·         FITA GOMADA
·         PINCEL DE LOUSA



ANEXOS

FRASES VERDADEIRAS SOBRE O PERSONAGENS DA VILA DO CHAVES






1. CHIQUINHA USA UM CASACO VERMELHO TORCIDO NAS COSTAS.

2. QUICO E CHAVES SÃO AMIGOS E BRINCAM JUNTOS.
3. DONA CLOTILDE É APAIXONADA POR SEU MADRUGA.
5. 
4.SEU MADRUGA DEVE 14 MESES DE ALUGUEL AO SENHOR BARRIGA.

5. QUICO QUER MUITO GANHAR DE PRESENTE, UMA BOLA QUADRADA.

6. PROFESSOR GIRAFALES LEVA FLORES PARA DONA FLORINDA.
7. O PROFESSOR GIRAFALES ESQUECEU SEU CHAPÉU NA VILA.
8. AO CHEGAR NA VILA, O SENHOR BARRIGA SEMPRE RECEBE UMA PANCADA ACIDENTAL CAUSADA PELO CHAVES.

9. CHAVES SE ESCONDE DENTRO DE UM BARRIL.
QUICO BRINCA EM SEU TRICICLO.

10. TODOS OS MORADORES DA VILA VIAJARAM PARA ACAPULCO.
11. CHAVES GOSTA DE COMER SANDUÍCHE DE PRESUNTO.
12. DONA FLORINDA BRIGA COM SEU MADRUGA POR CAUSA DO CHAVES.
13. CHAVES SUJOU AS ROUPAS DE DONA FLORINDA QUE ESTAVAM NO VARAL.

14. O PROFESSOR GIRAFALES FUMA CHARUTO.
15. TODAS AS CRIANÇAS DA VILA ESTUDAM NA MESMA SALA NA ESCOLA.
16. O CASACO DA CHIQUINHA É VERMELHO.

17. O SEU MADRUGA SE ESCONDE DO SENHOR BARRIGA PARA NÃO PAGAR O ALUGUEL.

18. QUICO USA ROUPINHA DE MARINHEIRO.
19. JAIMINHO É O CARTEIRO DA VILA.

20. DONA FLORINDA ABRIU UM RESTAURANTE.
21. SEU MADRUGA JÁ FOI UM BOXEADOR.
22. PATY É A MENINA MAIS BONITA DA VILA.

23. NHONHO É FILHO DO SENHOR BARRIGA.


FRASES FALSAS SOBRE OS PERSONAGENS DA VILA DO CHAVES

1. DONA FLORINDA FOI APELIDADA PELAS CRIANÇAS DE “BRUXA DO 71”.

2. O SENHOR BARRIGA MORA NA MESMA VILA ONDE ELE COBRA OS ALUGUÉIS.  

3. QUICO VESTE-SE SEMPRE COM ROUPINHA DE SUPER-HERÓI.



4. TODOS DA VILA SAÍRAM DE VIAGEM PARA A MONTANHA.


5. SEU MADRUGA PAGOU TODOS OS SEUS ALUGUÉIS ATRASADOS.

6. DONA CLOTILDE COLOCOU O NOME DO SEU CACHORRO DE TOTÓ.

7. O CASACO DE CHIQUINHA É AMARELO.

8. CHAVES MORA NA CASA NÚMERO 23.

9. NHONHO É IRMÃO DO QUICO.

10. PÓPIS É FILHA DE DONA FLORINDA.

LEITURA - TEXTOS SOBRE OS PERSONAGENS
Personagens Fixos/Regulares
Os personagens fixos do programa são moradores da vila. Entre todos eles, Chaves foi o único que apareceu em todos os episódios.


Chaves (Roberto Gómez Bolaños) - um garoto de oito anos, órfão e pobre que passou a morar na vila com cinco anos. Segundo ele, mora no apartamento 8, mas isto nunca foi confirmado, pois ele fica quase sempre em um barril, que diz ser apenas seu esconderijo. Ele sempre tenta conseguir comida e outros objetos dos demais habitantes da vila, e sua comida favorita é o sanduíche de presunto. Demonstra ingenuidade, mas também gosta de irritar outros personagens com perguntas sem sentido, principalmente Seu Madruga. Seu nome verdadeiro nunca foi dito, pois é interrompido sempre que tenta dizê-lo. Possui vários bordões, entre eles: "Isso, isso isso", "Ninguém tem paciência comigo", "Foi sem querer querendo", "Ai, que burro! Dá zero pra ele!", "Zás!", "Tá bom, mas não se irrite!" , "Tudo eu, tudo eu!" e "Pi, pi, pi, pi" (choro). 


Chiquinha (María Antonieta de las Nieves) - La Chilindrina, no original. Filha de Seu Madruga, é uma garota levada, esperta, mas de bom coração. Em alguns episódios, demonstra algum interesse amoroso por Chaves, principalmente naqueles em que aparece a personagem Paty, da qual enfrenta concorrência.[1] Também tem ciúmes do pai, porque faz de tudo para tirar qualquer mulher que apareça para ele, seja a Bruxa do 71, a Louca da Escada ou Glória. Apesar desse negativismo, chegou a ajudar alguns personagens, como Chaves, em um episódio que ela lhe dá o seu algodão-doce. Seu choro é bem característico - ela começa a gritar "Uééééééé! Ué, ué, ué, ué, ué, ué, ué, ué, uéééééé..." enquanto esfrega o bumbum. Nas dublagens mais antigas, é chamada de Francisquinha. Não participa da série animada por questões autorais.


Quico (Carlos Villagrán) - Um garoto de nove anos, é órfão de pai e principal amigo de Chaves. É superprotegido por sua mãe, Dona Florinda, e talvez por isso seja metido e chorão. Costuma aparecer com sanduíches de presunto, guloseimas ou brinquedos, com os quais se exibe em frente ao Chaves, o que por muitas vezes gera brigas entre eles. Quando brigam com ele ou o machucam, sempre chama sua mãe e vai sempre no mesmo lugar (uma parede de tijolos), chorar emitindo um ruído: Arrrrrrrrrrrrr. Quando o Seu Madruga fala os nomes idiota, burro, animal, entre outros, Quico responde com a seguinte frase: "Me chamaram?" (também diz "Que tem eu?" ou "Estavam falando de mim?", pelo mesmo motivo), pois o próprio se acha burro. Seu pai, Frederico (também interpretado por Carlos Villagrán), era marinheiro, e morreu quando seu barco naufragou (acabaria sendo engolido por um tubarão/baleia, segundo Quico). Possui também muitos bordões como: "Que coisa, não?!", "Ai! cale-se, cale-se, cale-se, você me deixa louco!", "Você quer? Compra!", "Com licencinha!", "Gentalha, gentalha!", "Diz que sim, não seja mau, diga siiiimmm!!!" e "Não deu!". 


Seu Madruga (Ramón Valdés) - Originalmente Don Ramón, ele é o pai de Chiquinha. Viúvo desempregado e preguiçoso (apesar de já ter tido mais de 25 empregos ao longo da série, sendo eles mostrados ou citados), aparenta sempre querer viver uma vida sossegada, mas seus vizinhos da vila sempre o aborrecem, de tal forma que se enfurece facilmente. Os garotos da vila, sobretudo Chaves e Quico, costumam irritá-lo com perguntas bobas e cretinas ou brincadeiras, ocasionando em uma distribuição de pancadas, geralmente cascudos no Chaves e beliscões no Quico. É a principal vítima dos tapas e socos da Dona Florinda, que, para defender seu filho, acha que o culpado de seu choro é Seu Madruga (em alguns episódios, realmente é o culpado). Sempre foge do Seu Barriga para não pagar o aluguel de sua casa, pois deve 14 meses.[1] Seu choro é composto de ele esfregar um dos olhos, enquanto faz um "Iiiiiiiiiiii!" esganiçado. Outros bordões são: "Que que foi? Que que foi? Que que há?", "Tinha que ser o Chaves mesmo (ou de novo)!", Só não te dou outra porque...", "Francamente, francamente!", "Com licencinha pro Madruguinha que vai tomar um cafezinho." (Quando foge dos tapas da Dona Florinda) e "Toma!" (quando dá o cascudo no Chaves).


Dona Clotilde (Angelines Fernández) - É uma aposentada que mora na vila e é apaixonada por Seu Madruga. É bastante atenciosa e costuma oferecer bolos e outras guloseimas para ele, na esperança de conquistá-lo. Ele, em contrapartida, a trata bem, mas tenta evitar qualquer maior aproximação, fugindo dela. Geralmente, as guloseimas são visadas e acabam roubadas pelas crianças da vila. As mesmas crianças frequentemente a chamam de Bruxa do 71, como acabou se tornando conhecida por todos, por sua aparência velha e excêntrica.[1] Às vezes, Dona Clotilde se aproveita disso para pregar sustos nas crianças e vê em Glória uma rival quando se trata do seu Madruga. No Programa Chespirito, sua personalidade permanece a mesma, mas seu interesse amoroso passa a ser Jaiminho. Como revelado em um episódio ("O Cãozinho da Dona Clotilde"), ela tem uma irmã que mora em Paris. Em outro, ela diz que tem 40 anos.


Senhor Barriga (Édgar Vivar) - É o dono da vila e também o proprietário do restaurante de Dona Florinda. Seu nome completo é Zenon Barriga e Pesado. Para economizar seu tempo e o salário de um cobrador, prefere ir pessoalmente cobrar o aluguel dos inquilinos. Acaba sempre recebido por uma pancada acidental de Chaves em sua entrada na vila. Ele é uma boa pessoa, mas não suporta a dívida com Seu Madruga, que lhe deve 14 meses de aluguel, chegando a atingir 15 meses no episódio "O Despejo do Seu Madruga - parte 1". Seu Madruga sempre inventa uma desculpa esfarrapada para convencê-lo a não despejá-lo. Em alguns episódios, Seu Barriga demonstrou uma certa resistência à sua chantagem sentimental chegando ao ponto de mandá-lo embora da vila de uma vez por todas, porém o readmite usando diferentes pretextos.


Dona Florinda (Florinda Meza) - Viúva do apartamento 14, ela é a mãe do Quico. É esnobe e se acha moral, econômica e socialmente melhor do que todo mundo, por ser de família rica e tradicional, porém a sua situação financeira deve ser decadente, pois vive atualmente em um cortiço de periferia. Seu nome completo é Florinda Corcuera e Villalpando, viúva de Matalascallando. Ela protege Quico de tal forma que é capaz de bater em Seu Madruga, geralmente sem querer ouvir explicações dele.[1] Em certo ponto da história, ela abre um restaurante batizado com seu nome. É constantemente chamada de "velha coroca" e outros apelidos ofensivos por outros personagens como Chaves e Chiquinha.


Nhonho (Édgar Vivar) - Filho de Seu Barriga, adora comer. É muito usado para cobrir a ausência de um personagem, como a Chiquinha entre 1974 e 1975 e também na série animada; ou Quico em 1979 e nas sketchs do Programa Chespirito. É estudioso, sempre sendo o 1° da classe, mas às vezes dá umas mancadas. É também bastante egoísta, quando o assunto é comida, e assim como seu pai, também é alvo de piadas ligadas a sua obesidade. Quando alguém o xinga, ele usa o seguinte bordão: "Olha ele (a), hein!


Pópis (Florinda Meza) - Uma garota mimada e de voz fanha, é sobrinha de Dona Florinda e prima do Quico. Sempre traz consigo a sua boneca Serafina. É muito vaidosa e algumas vezes quer mandar nos outros, sendo aproveitadora dos brinquedos do Quico. Devido a uma polêmica envolvendo sua voz fanha, ela teve de ser retirada do seriado por um tempo, e retornou depois de um ano. Seus bordões são: "Vai contar pra sua mãe, (personagem, geralmente Quico)", "Mas eu vou te acusar!", "Eu vou contar tudo para minha mãe"!


Professor Girafales (Rubén Aguirre) - Professor das crianças da série, que vai sempre à vila visitar Dona Florinda. É muitas vezes chamado de inconveniente, por usar um vocabulário culto demais para os padrões da vila. Mostra-se tímido para tentar uma aproximação amorosa maior com ela, sempre levando flores e às vezes presentes para o Quico. Quando está irritado, usa o bordão "Tá tá tá tá... tá!". É chamado pelas crianças da vila de "Professor Linguiça" por ser muito alto, mas seu verdadeiro nome é Inocêncio Girafales.





PERSONAGENS DA TURMA DO CHAVES PARA COLORIR















Nenhum comentário:

Postar um comentário