Seguidores

domingo, 28 de abril de 2013

Dia da Educação - 28 de Abril

 
A Constituição Brasileira, em seu Art. 208, determina que o dever do Estado com a Educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

A Lei nº 9.394, mais conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira(LDB) da educação nacional estabelece em seu Art. 1º que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.

Em seu Art. 2º, a LDB estatui que além de dever do Estado, a educação é também dever da família e deve ser” inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Lutemos todos por uma Educação verdadeiramente de qualidade e para todos. Parabéns a todos que fazem a Educação em nosso país em especial aos colegas professores!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

ALFABETO COM TAMPINHAS DE GARRAFA PET























Muito importante para desenvolver aprendizado do alfabeto, é promover atividades lúdicas onde as crianças posssam manipular as letras. Sugiro essa atividade com tampinhas de garrafa pet, onde os alunos brincando, poderão formar as letrinhas. Com essa tarefa serão desenvolvidas várias habilidades como: atenção, concentração, número, raciocínio lógico, criatividade, e principalmente ludicidade, além de contribuir para o meio ambiente, uma vez que, você professor, pode pedir às crianças que juntem tampinhas de garrafa pois elas são verdadeiras aliadas nessas tarefas. Utilizo essa atividade com minhas crianças e elas gostam muito. Bom trabalho amigos educadores!

domingo, 21 de abril de 2013

Os três porquinhos - dedoches em feltro

 

Para deixar o momento da contação de histórias mais atrativo e divertido, utilizo estes lindos dedoches em feltro. São muito lindinhos, e as crianças gostam muito. Elas interagem, participam recontando a história, melhorando assim sua oralidade, compreensão e raciocínio lógico (noções de começo, meio e fim). Bom trabalhao amigos educadores!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Alfabeto - letras coloridas em feltro



Muito lindo esse alfabeto em feltro. Colorido, macio e as crianças adoram tocar e sentir. Com ele, podemos trabalhar sequência alfabética, ordem, cores, número. O que sua criatividade permitir! Bom trabalho amigos educadores!

Obs: Esse alfabeto foi uma encomenda da amiga e ir Solange Mendonça do Blog Arte by Sol - http://artebysol.blogspot.com

sábado, 13 de abril de 2013

Folhas para Ditado Temático - Profissões




Ótima dica para fazer diagnósticos de escrita são os ditados. Estas folhas são ideais para tematizar seu ditado e tornar a atividade mais significativa. Tenham todos um bom trabalho!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Atividade Pedagógica com Calendário 2013 - Turma da Mônica














Atendendo a pedidos de colegas do Blog, trago estes calendários para serem trabalhados em sala de aula. As crianças poderão completar com os números, compreendendo conceitos de ordem, sequência, antecessor e sucessor, noções temporais e muito mais! Bom trabalho amigos!