Seguidores

sexta-feira, 30 de março de 2012

terça-feira, 27 de março de 2012

VIVA A VIDA

A vida é uma oportunidade, aproveite-a. ...
A vida é beleza, admire-a...
A vida é felicidade, deguste-a...
A vida é um sonho, torne-o realidade...
A vida é desafio, enfrente-o...
A vida é um dever, cumpra-o...
A vida é um jogo, jogue-o...
A vida é preciosa, cuide dela...
A vida é uma riqueza, conserve-a...
A vida é amor, goze-o...
A vida é um mistério, descubra-o...
A vida é promessa, cumpra-a...
A vida é tristeza, supere-a...
A vida é um hino, cante-o...
A vida é uma luta, aceite-a...
A vida é aventura, arrisque-a...
A vida é alegria, mereça-a...
A vida é vida, defenda-a...

(Madre Teresa de Calcutá)

segunda-feira, 26 de março de 2012

Contos e Fábulas Infantis


Os Três Porquinhos



O Patinho Feio



A Cigarra e a Formiga


O Leão Cordeirinho



Indicado para crianças com idades entre 5 a 6 anos (idade escolar inicial). Os Contos e as Fábulas infantis proporcionam à criança a expressão da oralidadade, da criatividade, do imaginário infantil, tão necessários para o bom desenvolvimento do sujeito como pessoa, além de contribuir para que sejam desenvolvidas habilidades cognitivas fundamentais para a construção de conceitos e o desenvolvimento da leitura e da escrita. 

segunda-feira, 19 de março de 2012

Filmes sobre Educação


UMA MENTE BRILHANTE

Uma mente brilhante

Resumo: Baseado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., de Sylvia Nasar. O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até onde pôde. Como contraponto ao seu desequilíbrio está Alicia (Jennifer Connelly), uma de suas ex-alunas com quem se casou e teve um filho.


NENHUM A MENOS

Nenhum a menos

Resumo: As dificuldades encontradas por uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor, que viaja para ajudar a mãe doente. Antes de partir, ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Quando um garoto desaparece da escola, a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção à cidade em busca de emprego, para ajudar no sustento da família. Seguindo os conselhos de seu professor, ela vai atrás do aluno.


O AMOR É CONTAGIOSO

O Amor é contagioso


Resumo: Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.


CLUBE DO IMPERADOR

O clube do imperador


Resumo: Baseado no texto The Palace Thief, de Ethan Canin, O Clube do Imperador conta a história de William Hundert, um professor apaixonado pelo trabalho que tem sua vida pacata e controlada totalmente mudada quando um novo estudante, Sedgewick Bell, chega à escola. Porém, o que começa como uma terrível guerra de egos acaba se transformando em uma profunda amizade entre professor e aluno, a qual terá reflexos na vida de ambos nos próximos anos.

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

Sociedade dos poetas mortos

Resumo: Em 1959, John Keating volta ao tradicionalíssimo internato Welton Academy, onde foi um aluno brilhante, para ser o novo professor de Inglês. No ambiente soturno da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia e pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes, empolgados, ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial e dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e o conflito leva à tragédia.

ESCRITORES DA LIBERDADE

Escritores da liberdade

Resumo: Erin Gruwell é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a comunidade.


A LÍNGUA DAS MARIPOSAS 

 


Resumo: O filme mostra os efeitos do fascismo na Espanha através dos olhos de um menino que começa a estudar e descobrir alguns segredos da vida adulta.  


COMO ESTRELAS NA TERRA: TODA CRIANÇA É ESPECIAL


Resumo: É a história de uma criança, Ishaan Awasthi, de 9 anos, que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Um professor substituto de Artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e a vontade de viver.


MEU PÉ ESQUERDO
 
Resumo: Em uma história que "explode com paixão, humildade e vida", Meu Pé Esquerdo revela-se uma "conquista de enormes proporções" (Rex Reed)!
O 10º de um total de 22 filhos de uma família pobre irlandesa, Christy sofre de paralisia cerebral tão grave que por vários anos ele é considerado um "tonto". Mas em uma luta apaixonada, ele utiliza o único membro sobre o qual conseguiu algum controle - seu pé esquerdo - para escrever um apelo para a única pessoa que pode ajudá-lo a conseguir desenvolver seu potencial: "Mãe". Essa é a primeira de muitas palavras - e trabalhos - que Christy irá utilizar para superar sua amarga solidão, raiva e sexualidade reprimida para assombrar o mundo com o talento sem paralelo - e felizmente revelado - de um verdadeiro artista.


O ÓLEO DE LORENZO

O Óleo de Lorenzo


Resumo: Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.


EM NOME DE DEUS

Em Nome de Deus


Resumo: Irlanda, década de 60. Margaret (Anne-Marie Duff) foi estuprada num casamento por seu primo. Bernardette (Nora-Jane Noone) é muito bonita e por isso representa um perigo para os homens da vizinhança. Rose (Dorothy Duffy) e Crispina (Eileen Walsh) são mães solteiras. Por causa disso essas quatro mulheres são mandadas para um convento por seus familiares, com o intento de "pagar por seus pecados". Essa punição é por tempo indeterminado, o que significa uma vida de trabalhos forçados na lavanderia do asilo católico. As internas são conhecidas como "as irmãs Magdalena". Elas são humilhadas regularmente pelas madres, que não toleram desobediência, muitas vezes usando até mesmo castigos físicos.




Resumo: Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.

          http://www.interfilmes.com/
          http://www.adorocinema.com/

segunda-feira, 12 de março de 2012

Portal do Professor - MEC



Queridos amigos visitem o Portal do Professor - MEC. É muito enriquecedor pois tem muitas dicas importantes para nós professores. Estou muito contente pois meu BLOG faz parte da lista de links do MEC. EDUCAÇÃO É TUDO!

Neste espaço há uma ...
coletânea de endereços separados por temáticas, que visam auxiliar as pesquisas dos professores. Neste item os professores podem conhecer outras práticas, ter acesso a mais conteúdos e assim poder dinamizar ainda mais suas aulas. Boas pesquisas!
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/sobre.html

segunda-feira, 5 de março de 2012

Cearencês - Idioma dos Cearenses

Cearense não acompanha casal de namorados, segura vela!
Cearense não anda com pressa, anda avexado!
Cearense não anda em grupo, anda de magote!
Cearense não aperta botão, aperta biloto!
Cearense não aperta, arroxa!
Cearense não bate, senta a mãozada no peduvido!
Cearense não bebe um drink, toma umas!
Cearense não bebe, toma um celular!
Cearense não briga, risca a faca e faz o maior salseiro!
Cearense não casa, se amanceba!
Cearense não cochila, tira uma pestana!
Cearense não comete gafe, comete rata!
Cearense não conserta, imenda!
Cearense não corre, mete o pé na carreira!
Cearense não dá bronca, dá carão!
Cearense não dá liberdade, dá cabimento!
Cearense não dá risada, se abre!
Cearense não dá volta, arrudeia!
Cearense não desce da montaria, ele apêia!
Cearense não desiste, pede pinico!
Cearense não da soco, da tebefe!
Cearense não é alto, é varapau!
Cearense não é caloteiro, é xexeiro!
Cearense não é chato, é carniça!
Cearense não é desajeitado, é malamanhado!
Cearense não é desastrado, é atoleimado!
Cearense não é desorientado, é ariado!
Cearense não é distraído, é apombaiado!
Cearense não é escandaloso, é presepeiro!
Cearense não é esperto, é desenrolado!
Cearense não é exibida, é espilicute!
Cearense não é mal educado, é mundiça!
Cearense não é malandro, é malaca!
Cearense não é medroso, é froxo!
Cearense não é metido, é esticado!
Cearense não é mulherengo, é raparigueiro!
Cearense não é rico, é estribado!
Cearense não é sem futuro, é fulerage!
Cearense não é sortudo, é cagado!
Cearense não enche a paciência dos outros, ele aperreia!
Cearense não entra no carro da polícia, entra no camburão!
Cearense não entra, emburaca!
Cearense não espera um minuto, espera um pedacinho!
Cearense não estoura, pipoca!
Cearense não exagera, alopra!
Cearense não faz barulho, faz zuada!
Cearense não faz careta, faz mungango!
Cearense não faz fofoca, faz fuxico!
Cearense não faz vistoria, faz baculejo!
Cearense não fica apaixonado, arrêia os quatro pneus!
Cearense não fica bêbado, fica cheio dos paus!
Cearense não fica com raiva, fica puto!
Cearense não fica com vergonha, fica encabulado!
Cearense não fica de mau humor, fica de lundu!
Cearense não fica fraco, fica baqueado!
Cearense não fica grávida, fica buxuda!
Cearense não é maluco, é abirobado!
Cearense não fica menstruada, fica de bode!
Cearense não fica se dinheiro, fica lascado!
Cearense não fica sem graça, fica distrenado!
Cearense não fica solteiro, fica solto na bagaceira!
Cearense não fica solteirona, fica vitalina!
Cearense não fica torto, fica engembrado!
Cearense não fica triste, fica mufino!
Cearense não joga fora, rebola no mato!
Cearense não lancha, merenda!
Cearense não leva surra, leva pisa!
Cearense não dá porrada nos outros, dá sabacú!
Cearense não malha os outros, ele manga!
Cearense não mergulha, dá umas tainha!
Cearense não morre, bate a caçuleta!
Cearense não namora, fica enrabichado!
Cearense não opina, dá pitaco!
Cearense não percebe, dá fé!
Cearense não pula, dá pinote!
Cearense não quebra, tora!
Cearense não rega as plantas, agôa!
Cearense não sai correndo, sai desembestado!
Cearense não sai apressado, tira os calços e sai avexado!
Cearense não sai pra balada, sai pras comédias!
Cearense não sai pra farra, sai pra bagaceira!
Cearense não se arruma, se empiriquita!
Cearense não se dá mal, se lasca todin!
Cearense não se diverte, bota pra muêr!
Cearense não se engana, vacila!
Cearense não sente mal estar, sente gastura!
Cearense não tem caxumba, tem papeira!
Cearense não tem criança pequena, tem bruguelo!
Cearense não toma água com açúcar, bebe uma garapa!
Cearense não vai embora, pega o beco e pica a mula!
Cearense não vê assombração, vê visage!
Cearense não vigia, pastóra!
Cearense o não tem perna fina, tem cambito!


Faculdade Cearense - FAC.