Seguidores

terça-feira, 23 de agosto de 2011


Oi amigos que visitam este blog!!! Este desenho maravilhoso foi criado por Arimateia Mendonça, desenhista, que por felicidade é meu irmão. Espero que todos gostem. Esta figura será a marca deste cantinho pedagógico. Para contatos deixem recadinhos no mural! Abraço a todos e boas pesquisas.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ORIGAMI - ARTE DA DOBRADURA


Origami - a arte da dobradura. Ótima dica para trabalharmos com as crianças a atenção, concentração, coordenação motora e raciocínio lógico.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Aprendendo a dar um laço no sapato







Com caixinhas de leite longa vida, podemos confeccionar sapatinhos para as crianças aprenderem a amarrar os próprios sapatos, uma vez que, a grande maioria das crianças apresenta essa dificuldade. Além de trabalhar e desenvolver a coordenação motora, a atenção, concentração, percepção visual, autonomia etc. Precisamos apenas de caixinhas de leite longa vida, papel colorido e cadarços de tênis velhos. Fica super bonito e as crianças gostam muito pois o ideal para elas é aprender brincando. 

MATERIAIS: 

1 caixa de leite longa vida
tesoura
régua
papel colorido (eu utilizei papel adesivo)
cadarços velhos 
furador

COMO FAZER:

Faça um recorte na caixa de 13 cm, deixe-a com mais ou menos 10 cm de altura.
Faça outro recorte na parte frontal da caixa (nas duas laterais) de 6 cm. E aí, nessas duas abas laterais faça furos (3 de cada lado) por onde as crianças colocarão o cadarço. Com a tesoura, modele a parte do meio dando formato ao sapatinho. Depois basta cobrir com papel colorido e pronto! Bom trabalho amigos educadores!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Quebra-cabeça com caixinhas de fósforo







Esse é um jogo de quebra-cabeça todo produzido com caixinhas de fósforo. Com ele, trabalhamos: coordenação motora, raciocínio lógico, noções de análise-síntese, noções espaciais, atenção e concentração (muito bom para ser utilizado com crianças com déficit de atenção)entre outros. É um jogo super simples de ser produzido pois, utilizamos caixinhas de fósforo, papel, lápis de cor, giz de cera, canetinhas, ou outro material que você deseje para pintar as figuras. Caso não queira desenhar, também pode ser colada uma figura retirada de revista. Favoreça a participação das crianças, para que produzam juntas seus próprios joguinhos e que a turminha recolha as caixinhas. Depois de selecionada a figura, junte bem as caixinhas e cole-a por cima. Faça o recorte da figura escolhida com um estilete, assim dará um acabamento mais bonito. O tamanho do jogo vai depender do tamanho da figura e da dificuldade que se queira criar para dar mais desafio aos jogadores. Crie o seu e brinque com seus alunos eles vão adorar!